sábado, 20 de junho de 2009

Sistema Estomatognático



Sistema Estomatognático

O Sistema Estomatognático (SE) abrange conjunto de estruturas orais estáticas e dinâmicas, ou seja, as partes duras (músculos, espaços orgânicos, nervos e vasos sangüíneos) que desempenham as Funções Neurovegetativas (FNV - sucção, mastigação, deglutição, respiração), fonação e expressão facial.

Tais estruturas estão interligadas, de modo que se houver uma desordem em alguma delas, todas apresentarão uma desorganização ou desequilíbrio. Embora as funções do SE amadureçam e mudem com o desenvolvimento do indivíduo, várias funções vitais já devem estar adequadas ao nascimento, tais como sucção, deglutição, respiração e, também, a coordenação entre elas.

Para que haja adequado crescimento e desenvolvimento crânio-facial, há necessidade tanto de estímulos genéticos (tipologia facial, síndromes ou malformações faciais) como de estímulos externos (alergias, hábitos orais) oferecidos através da respiração, sucção (amamentação), deglutição e mastigação. Os estímulos proporcionados pelos músculos são considerados os maiores responsáveis pelo crescimento, pois realizam tração sobre os ossos, promovendo crescimento ou desgaste, dependendo do local em que ocorre a tração.

Os ossos são estruturas plásticas, pois os músculos, aplicando pequenas forças durantes longos períodos de tempo, direcionam seu crescimento e desenvolvimento.

Nenhum comentário: