quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estruturas do sistema Estomatognatico


Sistema Estomatognatico

Estruturas do Sistema Estomatognatico

O Sistema Estomatognático é constituído por tecidos e órgãos que compreendem estruturas ósseas, dentes, músculos, articulações, glândulas e sistemas vasculares linfáticos e nervosos, todos associados e podem dividir-se desde o ponto de vista funcional como:


Estruturas passivas ou estáticas.


São representas por dois ossos bases, um superior fixo chamado maxilar e outro móvel denominado mandíbula, os quais se relacionam entre si através das ATMs, assim como por seus respectivos arcos dentários.
Os componentes ósseo-articulares havia que adicionar o osso hioide e certos ossos craniais, que correspondem em conjunto a estruturas sem motricidade própria.


Estruturas ativas ou dinâmicas


Estas estruturas correspondem aos músculos esqueléticos ou voluntários com seu comando nervoso (componente neuromuscular), que representam aos verdadeiros motores do sistema. Ao entrar em ativadadecontrabil, põe em movimento as estruturas passivas potencialmente móveis (a mandíbula), através dos músculos mandibulares ou mastigatorios (conjunto muscular mandibular) e o hioide, através dos músculos infrae supra-hioideos(conjunto muscular hióideo). Além do mais existem grupos musculares localizados tanto por fora dos arcos ósseos-dentários (lábios e bochechas) como por dentro (língua), os quais desempenham um trabalho mui importante nas diferentes funções que desenvolve o Sistema Estomatognatico (conjunto muscular língua-lábio-bochecha).
Também se deve mencionar os músculos do pescoço (especialmente o grupo posterior), estes são músculos antigravitacionais que ajudam à adaptação postural do crânio sobre a coluna cervical durante as diferentes atividades funcionais do sistema (conjunto muscular cranio-cervical).


Estruturas anexas


Correspondem às glândulas salivares, assim como aos componentes vasculares e linfáticos associados.

Como se pode apreciar, se trata de um sistema biológico caracterizado por uma heterogeneidade de tecidos e órgãos, que apresentam diferente composição histológica e embrionária, assim como distintas funções. No entanto, mais importante que considerar o funcionamento isolado de cada componente ou estrutura, é o enfoque integrativo de todo o sistema, que constitui uma unidade morfofuncional bem organizada e sincronizada. Esta ação de integração está a cargo do sistema nervoso mediante suas complexas vias e mecanismos de integração e controle.
Funcionalmente então, se deve reconhecer o Sist. Estomatognático como uma unidade morfofuncional que é perfeitamente definível e indivisível com respeito ao resto do organismo e que, como tal, se deve compreender, diagnosticar e tratar.
O Sist. Estomatognático cumpre uma série de funções, entre as quais se podem citar quatro principais:
· Mastigação
· Deglução
· Respiração
· Fonoarticulação

A mandíbula é capaz de realizar uma série de movimentos que são produtos da atividade sinégica de diferentes fascículos musculares mandibulares, regulados e coordenados pelo sistema nervoso central.
Estes movimentos, não obstante, são guiados pelas articulações temporomadibulares com seus ligamentos, as aponeuroses musculares musculares, os tendões, a tonicidade dos músculos incertados na mandíbula e os contatos entre as peças dentárias (oclusão) com seus respectivos ligamentos periondontais.
É possível, então, afirmar que os movimentos mandibulares funcionais, especialmente durante a mastigação e deglução, estão controlados e dirigidos por meio de quatro componentes fisiológicos básicos:
· Componentes neuromusculares
· Articulações temporomandibulares
· Oclusão
· Articulações alvéolo-dentárias


Quando todos estes componentes são compatíveis e existe harmonia morfofuncional entre eles, o resultado é uma função normal do Sist. Estomatognático. Existindo harmonia, as funções se realizam com uma máxima eficiência e com o mínimo gasto energético. Dessa forma, a própria função normal preserva e cria as condições que favorecem a normal integridade morfológica dos diferentes componentes do Sist. Estomatognático e se estimula o funcionamento ótimo do sistema.