quinta-feira, 25 de junho de 2009

Anatomia


Boca
Delimitada anteriormente pelos lábios superior e inferior, lateralmente pelas bochechas e posteriormente pela orofaringe. É separada da cavidade nasal pelo palato duro e palato mole; tem como delimitação inferior o soalho da boca.
No interior da mesma estão determinadas estruturas como : língua, dentes, periodonto, tonsilas palatinas, glândulas e ductos linguais e sublinguais.
Músculos presentes da boca são :
- Depressor do ângulo da boca: como o próprio nome indica, abaixa o ângulo da boca; fibras posteriores do platisma ajudam nesse movimento;
- Zigomático maior: se estende do osso zigomático ao ângulo da boca, puxando-o súpero-lateralmente, como no ato de sorrir;
- Levantador do lábio superior: desce da margem infra-orbital ao lábio superior, elevando-o.
- Orbicular dos lábios: é o músculo esfíncter da boca. Suas fibras situam-se no interior dos lábios, circundam a boca e fundem-se com outros músculos da face, em particular o bucinador. Tem a função de fechar a boca, franzir os lábios (protrusão) e desempenha importante papel na articulação e mastigação.

Dentes
Na dentição de um ser humano normal contem 20 dentes na dentição decídua e 32 na dentição permanente, divididos igualmente nos 4 quadrantes da boca (2 quadrantes superiores na maxila, e 2 quadrantes inferiores na mandíbula).
Cada dente tem uma coroa, visível na cavidade da boca, um colo incrustado na gengiva e uma raiz fixada num alvéolo no processo alveolar do osso por uma membrana periodontal fibrosa.
1. Dentição decídua
Como já referido, com 20 dentes, em 4 quadrantes. Cada quadrante possui um incisivo central, incisivo lateral, canino, 1o molar e 2o molar.
2. Dentição permanente
Com 32 dentes, divididos em 4 quadrantes. Cada quadrante possui um incisivo central, incisivo lateral, canino, 1o pré-molar (que erupciona no lugar do 1o molar decícuo), 2o pré-molar (que erupciona no lugar do 2o molar decíduo), 1o molar permanente, 2o molar e 3o molar.
3. Oclusão
Derivado do verbo latino occludere, que significa fechar, tem por extensão o significado de abertura das arcadas dentárias. Um verdadeiro conceito de oclusão dental implica as relações estáticas (posições cêntricas incluindo posição da mandíbula) e dinâmicas (movimentos mandibulares excêntricos como movimentos laterais, protrusivos, abertura e fechamentos, movimentos retrusivos, movimentos durante a deglutição, fonação, respiração, postura, etc.) em relação à maxila. Leva em consideração a harmonia de todos estes movimentos e posições e o
funcionamento neuromuscular, principalmente dos músculos temporomandibulares e seus proprioceptores, as articulações temporomandibulares e os estímulos que se originam das guias de oclusão, a Curva de Spee6, a altura da cúspide, a guia condilar e o plano oclusal (Molina, 1995).
Angle, em 1907, observou a oclusão dos 1o molares permanentes, montando uma classificação segundo a variação encontrada; classificou as oclusões como sendo classe I, classe II e classe III, como citado abaixo:
- Oclusão classe I (neutroclusão): Relação ântero-posterior normal entre maxila e mandíbula. A crista triangular da cúspide mesio-vestibular do 1o molar permanente superior articula no sulco vestibular do 1o molar permanente inferior;
- Oclusão classe II (distoclusão): Relação distal da maxila com a mandíbula. A cúspide mesio-vestibular do 1o molar permanente superior oclui anteriormente ao sulco vestibular do 1o molar permanente inferior;
- Divisão 1: os incisivos superiores são vestibularizados;
- Divisão 2: os incisivos superiores são lingualizados;
- Oclusão classe III (mesioclusão): A cúspide mesio-vestibular do 1o molar permanente superior oclui posteriormente ao sulco vestibular do 1o molar permanente inferior.

Bochechas
Na bochecha temos o bucinador que é um músculo triangular e fino que auxilia na mastigação pressionando as bochechas contra os dentes e na sucção ao forçar as bochechas contra os molares.

Palato duro
Formado pelos processos palatinos da maxila e lâminas horizontais dos ossos palatinos. Anterior e lateralmente, o palato duro é limitado pelos processos alveolares e 6 Curva de Spee – “Curva antero-posterior (plano sagital) que se inicia na borda cortante dos incisivos inferiores e termina na cúspide disto-vestibular do terceiro ou segundo molar inferior” gengivas; atrás, o palato duro é contínuo com o mole. O palato duro é recoberto por túnica mucosa da boca, que é intimamente conectada ao periósteo.

Palato Mole
Palato mole pode ser conhecido também como véu palatino, não possui arcabouço ósseo; é uma prega móvel, fixada à margem posterior do palato duro, estendendo-se para trás e para baixo até a margem livre curva, da qual pende um processo cônico, a úvula palatina. Lateralmente, o véu palatino é contínuo com a parede da faringe e é unido à língua pelo arco palatoglosso e à faringe pelo arco palatofaríngeo. No intervalo triangular entre os arcos, está localizada a tonsila palatina.
Os músculos do palato mole nascem na base do crânio e descem para o palato:
- Levantador do véu palatino: origina-se na cartilagem da tuba auditiva e parte petrosa
do osso temporal; eleva o palato mole a fim de separar a orofaringe da nasofaringe;
- Tensor do véu palatino: retesa o palato mole usando o hâmulo pterigóideo como polia e dilata a porção membranosa da tuba auditiva.
- Palatoglosso: eleva a parte posterior da língua e puxa o palato mole para baixo, sobre a língua, ocluindo a cavidade oral, separando-a da orofaringe;
- Palatofaríngeo: inserido na parte lateral da faringe, é coberto com túnica mucosa, formando o arco palatofaríngeo; retesa o palato mole e puxa as paredes laterais da faringe para cima e medialmente durante a deglutição;
- Músculo da úvula: constituído por duas pequenas fitas musculares, que, quando se contraem, encurtam-se puxando a úvula par cima; este movimento auxilia o vedamento da nasofaringe durante a deglutição.
(Molina, 1995, p. 151).

Nenhum comentário:

Postar um comentário